A nova lei do amor

Porque cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto;pois não se colhem figos de espinheiros,nem dos abrolhos se vindimam uvas.
O homem bom,do bom tesouro do seu coração tira o bem,e o homem mau de seu mau tesouro tira o mal;porque a boca fala daquilo que o coração está cheio.Lc.6-44/45.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O processo de transmissão do conhecimento através da ação educativa

Observa-se nas idéias comentadas que para falarmos sobre o processo de transmissão do conhecimento através da ação educativa temos que nos remeter ao passado e perceber que o mesmo foi construído de maneira espontânea e desenvolvido no ambiente onde o indivíduo nasce e habita por toda a vida.

Leva-nos a entender também que a ação educativa iniciou pela necessidade de se transmitir às gerações futuras os conhecimentos adquiridos pelos primeiros grupos.

Com base nas ideias expostas dos estudiosos podemos dizer que a ação educativa sempre existiu,desde o inicío da civilização quando o homem descobriu o fogo até os dias atuais quando através das diferentes mídias constroe conhecimento.Vale ressaltar que espontânea ou reflexiva "a educação é um fenômeno mediante o qual o indivíduo se apropria em quantidade maior ou menor da cultura da sociedade onde se desenvolve, onde se adapta ao estilo de vida da comunidade, onde se faz o progresso."(Larroyo).

Não podemos falar de ação educativa sem considerarmos que ela está inerente as circunstâncias e momentos históricos das sociedades em que está inserida.E que ao longo dos tempos tornou-se importante ferramenta para as transformações e crescimento dos povos.Ela passa a ser intencional e restrita à relação de poder e valores de cada época.

Levando em consideração a fundamental importância de julgarmos o tema:O que é educação?Podemos dizer que não se pode atribuir apenas à escola a transformação do homem para o futuro,para a socialização e para o fim da pobreza, da miséria e da violência.Vivemos num mundo em constante mudança,muito já se descobriu e ainda há muito a ser descoberto.Não se pode contar com uma fórmula pronta de educação capaz de realizar grandes mudanças mundiais, vai se construindo conhecimento através de exemplos passados e na busca de possíveis soluções para problemas atuais.Não se pode culpar a escola o o ensino pelo insucesso de um povo,o problema é bem mais grave do que se parece.Para solucionar problemas que começa em casa e se transfere para a escola e posteriormente para a sociedade deveria haver uma grande mudança que ainda está muito longe de se consseguir.A educação é uma ação social em vista de um fim.Não é possível compreende-la como algo estável.Considero a educação como uma ação reguladora e estimuladora do processo de desenvolvimento humano e da personalidade humana.

Renata Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário