ANÁLISE DE UMA PROPAGANDA QUE FOI EXPLORADA EXPLICITAMENTE A PALAVRA TECNOLOGIA E CRÍTICA EM RELAÇÃO ÀS QUATRO POSSIBILIDADES DE ENTENDIMENTO DA TECNOLOGIA.
INTRODUÇÃO
A partir do estudo das concepções de entendimento da tecnologia, observei que com a modernidade, a tecnologia aprofunda transformações sociais. Essas transformações de ordem tecnológica exigem uma indagação da complexidade no que diz respeito ao conceito de Tecnologia.
Como a Tecnologia tornou-se essencial à nossa condição de vida, analisar seu conceito a partir de uma concepção de que a mesma abarca o “estudo da técnica” ou concebe o “conjunto da técnica” não é suficiente para entendermos a complexidade desse termo no contexto social.A Tecnologia vem exigindo de seus agentes um saber apurado sobre como seus objetivos são alcançados e uma análise quanto aos seus efeitos e benefícios,bem como sua difusão,isto é,compreender o valor que a mesma representa para o homem moderno.
Vale ressaltar nesse contexto, o importante papel da educação, como sendo uma prática social que ocorre no interior de uma cultura e que se realiza em um determinado momento histórico, com características ideológicas específicas voltadas para a subjetividade do educando.
CONCEPÇÕES SEGUNDO VIEIRA PINTO
Assim, é importante entender a relação dos conceitos da tecnologia na interação da ciência e da técnica.
VIEIRA PINTO (2005) traz diversas acepções do termo tecnologia afirmando a necessidade de trabalhar os conceitos de técnica e tecnologia, frente à realidade atual da evolução das transformações sociais,econômicas,industriais e científicas.
Expressa suas acepções de quatro maneiras: (I) a tecnologia como logos da técnica; (II) tecnologia como equivalente simplesmente à técnica;(III) tecnologia como o conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma sociedade;(IV) a tecnologia como ideologia da técnica.
Coloca o mesmo autor também, a dificuldade de definição destes conceitos com a não existência de um conteúdo inequívoco, preciso e determinado para estruturar e sistematizar conceitualmente. Daí faz indagações epistemológicas tais como admitir uma ciência da técnica denominada tecnologia.
ANÁLISE DA PROPAGANDA ESCOLHIDA
A partir destas premissas teóricas analiso uma propaganda que muito me chamou a atenção,pois na mensagem utiliza a palavra tecnologia,passando para os clientes que a transformação ou a mudança ocorre através da tecnologia.
A propaganda é da Avon, o produto é o Renew,um produto de beleza que promete o rejuvenescimento através da tecnologia activol.
A argumentação dessa propaganda está fundamentada num discurso tecnológico, no sentido de sua fórmula avançada e inovadora.
A propaganda sempre foi à alma das vendas. Tenta-se de tudo para conseguir atrair os consumidores.Ela,hoje,está inserida em um novo contexto com o surgimento de novas tecnologias que são cada vez mais aperfeiçoadas e agressivas com a finalidade de ganhar um público cada dia mais exigente. A tecnologia é usada como instrumento na produção de mensagens cada vez mais específicas, estudadas e selecionadas.
A propaganda do Renew é inteligente pois, utiliza vários tipos de tecnologia de edição de imagens e mensagens que ao olhar já nos atrai a comprar.
Podemos observar que a partir dos padrões estéticos estabelecidos pela sociedade a tecnologia torna-se aliada,nesse sentido ela influencia na criação de produtos que querem retardar os efeitos naturais do organismo.
CRÍTICA EM RELAÇÃO AS QUATRO POSSIBILIDADES DE ENTENDIMENTO DA TECNOLOGIA
A mídia influencia em vários aspectos da nossa vida tanto comportamental, profissional, comercial, etc.
A qualidade da mídia divulgando produto acessível a nossa disponibilidade de compra e consumo. Isto é um bom sinal para notarmos a eficiência no campo da tecnologia que facilitam o cotidiano das pessoas no tempo e no espaço.
O mundo instantâneo exige avanços tecnológicos constantes, que acompanhe os desejos do homem moderno. A tecnologia investida nos produtos que deixam o corpo mais firme, saudável,protegido e apreciável é exposta nas propagandas a fim de associar tecnologia à eficiência.
Acerca das referências teóricas tomo a tecnologia como uma relação e prática social e como força dominante do capital.
Assim estudar criticamente o conceito de tecnologia e situá-lo dentro da propaganda que escolhi;requer situá-la também em seu desenvolvimento histórico, (I)das forças produtivas, a qualificação profissional. (II) dos meios de produção, a fabricação da maquinaria numa cultura específica. (III) da sua ideologia, quanto aos valores na práxis em que uma sociedade determinada e específica capitalista. (IV) da ontologia do homem com o produtor da técnica e seu consumidor.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Encerro meu texto concordando com Carlos Paris quando diz que, a manipulação ideológica do avanço tecnológico pretende nos apresentar a imagem de um mundo em que os grandes problemas estão resolvidos, e, para gozar a vida,o cidadão só precisa apertar diversos botões ou manejar objetos de apoio(Paris,2002,p.175). E até mesmo adquirir um produto de beleza que retarde seu envelhecimento como propõe a propaganda em destaque. Mas,como prossegue o autor,na verdade,se trata de uma epiderme embelezada que encobre uma imensa maioria de seres humanos que sequer conseguem satisfazer suas necessidades elementares. Esta manipulação ideológica, por outro lado,passa a idéia que o desenvolvimento dos países dependentes e subdesenvolvidos é mera questão de comprar dos países centrais a “tecnologia” produzida ou desenvolver capital humano (Landes,1969;Altvater,1995;Arrighi,1998)
Porém também concordo com as concepções de Vieira Pinto quando refere-se à sociedade que,graças à cultura acumulada,inventa na pessoa de seus sábios,as técnicas possíveis a cada momento e as aplica.
Por esse modo, a prática da técnica conduz à modificação das idéias podendo alterar as existentes e anulá-las ou introduzir outras, novas(...)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PINTO,Á.V..O Conceito de Tecnologia.Volume II.Rio de Janeiro:Contraponto Editora,2ed.,2005.
BRASIL.Proposta de políticas públicas para a educação profissional e tecnológica.SEMTEC/MEC,Brasília,2004
MÓDULO I.Educação Tecnológica.CEFET/RJ,Rio de Janeiro,2009
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