![]() | Re: Nossa Aula 5 - Atividade Final por Renata Maria do Amaral Lima Leite FR2 - Turma 2 - quinta, 2 junho 2011, 11:30 |
A história da educação é,hoje,um repositório de muitas histórias,dialeticamente interligadas e interagentes,reunidas pelo objeto complexo"educação".As ideologias e as ciências somaram seus esforços aos da filosofia para redesenhar e enriquecer o terreno da teorização pedagógica na história. Com o processo de enriquecimento das teorias pedagógicas,houve desenvolvimento de métodos relacionando-a com o social e o político,fixando uma simetria emtre atividade social e pensamento. Sobretudo na modernidade,as políticas educativas se tornaram mais explícitas,já que mais dinâmicas,menos confundidas com a transmissão inconsciente da cultura,mais intencionais e programáticas.Não só,mas também produzidas por múltiplos agentes:pelo Estado e pela Igreja,também pelos partidos,por grupos sociais,culturais,profissionais etc.Deste pluralismo de projetos toma corpo um processo complexo,caracterizado por exclusões e interferências,mas que estrutura em profundidade os processos de socialização e de formação dos indivíduos. Retrato a seguir um pequeno histórico do estudo que realizei resumindo os períodos históricos da educação: Sociedades Tribais:a educação difusa. Antiguidade Oriental:a educação tradicionalista. Antiguidade Grega:a paidéia. Antiguidade Romana:a humanista. Idade Média:a formação do homem de fé. Renascimento:humanismo e reforma. Brasil:início da colonização e catequese. Idade Moderna:a pedagogia realista O Brasil do séc.XVII:sociedade agrária e escravista,grande massa de iletrados. Século das Luzes:o ideal liberal de educação Século XIX:a educação nacional. Principais pedagogos:Pestalozzi,Froebel,Herbart. Brasil: a educação no Império. Século XX:a educação para a democracia. Sociologia:Durkheim. Psicologia:o behaviorismo Gestalt Dewey e a escola progressiva A escola nova Teoria socialista,Teorias progressistas,Teorias antiautoritárias. Escola tecnicista Teorias construtivistas:Piaget,Vigotshy Brasil no século XX:o desafio da educação A Educação no Terceiro Milênio:acompanhada pelo avanço tecnológico da crescente robotização e automação das empresas,fazendo antever profundas modoficações no trabalho e,consequentemente,na educação. Feitas estas considerações,registro que,por Educação,entendo um processo permanente que envolve busca,crescimento,atualização e,sobretudo,a formação sistemática intencional,moral e intelectual,que este processo efetiva-se a partir do contato com outros seres humanos. Educar significa humanizar e humanizar-se,porém,isto requer partilha,e principalmente formação para viver e ensinar,conforme Paulo Freire defendia:em comunhão,mediatizada pelo mundo.Para ele,"o homem só se faz homem em contato com outros homens". Se considerarmos a História como um processo em eterna evolução não posso considerar este texto terminado.Novas rupturas estão acontecendo no exato momento em que esse texto está sendo lido. A educação brasileira evolui em saltos desordenados,em diversas direções. Referências Bibliográficas: CAMBI,Franco.História da Pedagogia.São Paulo:UNESP,1999. ARANHA,Maria Lúcia Arruda FREIRE,Paulo.Pedagogia do Oprimido.Rio de Janeiro:Paz e Terra,2007a. Pedagogia da Autonomia:Rio de Janeiro:Paz e Terra,2007b. (Renata Maria do Amaral Lima Leite -Turma 2- Nova Friburgo.) |
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