A nova lei do amor

Porque cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto;pois não se colhem figos de espinheiros,nem dos abrolhos se vindimam uvas.
O homem bom,do bom tesouro do seu coração tira o bem,e o homem mau de seu mau tesouro tira o mal;porque a boca fala daquilo que o coração está cheio.Lc.6-44/45.

domingo, 5 de junho de 2011

"A História da Educação"

Imagem de Renata Maria do Amaral Lima Leite FR2 - Turma 2
Re: Nossa Aula 5 - Atividade Final
por Renata Maria do Amaral Lima Leite FR2 - Turma 2 - quinta, 2 junho 2011, 11:30

A história da educação é,hoje,um repositório de muitas histórias,dialeticamente interligadas e interagentes,reunidas pelo objeto complexo"educação".As ideologias e as ciências somaram seus esforços aos da filosofia para redesenhar e enriquecer o terreno da teorização pedagógica na história.
Com o processo de enriquecimento das teorias pedagógicas,houve desenvolvimento de métodos relacionando-a com o social e o político,fixando uma simetria emtre atividade social e pensamento.
Sobretudo na modernidade,as políticas educativas se tornaram mais explícitas,já que mais dinâmicas,menos confundidas com a transmissão inconsciente da cultura,mais intencionais e programáticas.Não só,mas também produzidas por múltiplos agentes:pelo Estado e pela Igreja,também pelos partidos,por grupos sociais,culturais,profissionais etc.Deste pluralismo de projetos toma corpo um processo complexo,caracterizado por exclusões e interferências,mas que estrutura em profundidade os processos de socialização e de formação dos indivíduos.
Retrato a seguir um pequeno histórico do estudo que realizei resumindo os períodos históricos da educação:
Sociedades Tribais:a educação difusa.
Antiguidade Oriental:a educação tradicionalista.
Antiguidade Grega:a paidéia.
Antiguidade Romana:a humanista.
Idade Média:a formação do homem de fé.
Renascimento:humanismo e reforma.
Brasil:início da colonização e catequese.
Idade Moderna:a pedagogia realista
O Brasil do séc.XVII:sociedade agrária e escravista,grande massa de iletrados.
Século das Luzes:o ideal liberal de educação
Século XIX:a educação nacional.
Principais pedagogos:Pestalozzi,Froebel,Herbart.
Brasil: a educação no Império.
Século XX:a educação para a democracia.
Sociologia:Durkheim.
Psicologia:o behaviorismo
Gestalt
Dewey e a escola progressiva
A escola nova
Teoria socialista,Teorias progressistas,Teorias antiautoritárias.
Escola tecnicista
Teorias construtivistas:Piaget,Vigotshy
Brasil no século XX:o desafio da educação
A Educação no Terceiro Milênio:acompanhada pelo avanço tecnológico da crescente robotização e automação das empresas,fazendo antever profundas modoficações no trabalho e,consequentemente,na educação.
Feitas estas considerações,registro que,por Educação,entendo um processo permanente que envolve busca,crescimento,atualização e,sobretudo,a formação sistemática intencional,moral e intelectual,que este processo efetiva-se a partir do contato com outros seres humanos.
Educar significa humanizar e humanizar-se,porém,isto requer partilha,e principalmente formação para viver e ensinar,conforme Paulo Freire defendia:em comunhão,mediatizada pelo mundo.Para ele,"o homem só se faz homem em contato com outros homens".
Se considerarmos a História como um processo em eterna evolução não posso considerar este texto terminado.Novas rupturas estão acontecendo no exato momento em que esse texto está sendo lido. A educação brasileira evolui em saltos desordenados,em diversas direções.
Referências Bibliográficas:
CAMBI,Franco.História da Pedagogia.São Paulo:UNESP,1999.
ARANHA,Maria Lúcia Arruda
FREIRE,Paulo.Pedagogia do Oprimido.Rio de Janeiro:Paz e Terra,2007a.
Pedagogia da Autonomia:Rio de Janeiro:Paz e Terra,2007b.
(Renata Maria do Amaral Lima Leite -Turma 2- Nova Friburgo.)

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